Outubro é um mês dedicado tanto às crianças quanto aos professores. Elaine Cristina Bio Mathias, Coordenadora Pedagógica do Complexo Lar das Flores/SP do Exército de Salvação, reflete sobre a importância da primeira infância na vida das crianças como parte essencial de sua formação para a vida.
A primeira infância constitui um período fundamental para o desenvolvimento infantil. Toda criança aprende brincando e, quando lhe asseguramos esse direito, estamos dando-lhe a liberdade para criar, construir, pensar e repensar suas ações. É através das brincadeiras e da interação com outras crianças que elas vivenciam novas experiências, aprendem com outras crianças, se socializam, produzem e representam seu mundo, internalizando significados e construindo valores.
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica da criança (segundo as Leis de Diretrizes de Base de 1996) e é um direito e dever do Estado, segundo a Constituição Federal. Ela é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços educacionais públicos e privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade, em período integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino de cada Município.
Importância da Educação Infantil
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NUDI) do Complexo Lar das Flores da Assistência e Promoção Social do Exército de Salvação (veja foto acima) fica localizado em Suzano/SP e atende 352 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos e 11 meses. Assumimos o papel de cuidar da criança em um espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o direito de brincar, respeitando o caráter lúdico de todas as atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Sabemos que uma Educação Infantil de qualidade pode impactar o sucesso da trajetória dos indivíduos ao longo de toda uma vida, aumentando suas chances de aprendizado durante a fase da escolarização e promovendo melhores condições de saúde e desenvolvimento pleno na primeira infância.
Muitos elementos determinam a qualidade da Educação Infantil: uma proposta pedagógica com currículo específico para essa etapa, valorização dos profissionais das escolas – em especial daqueles que lidam diretamente com as crianças -, processos de formação e reflexão constante sobre a prática e sobre as teorias e as concepções vigentes, materiais, espaços e ambientes de qualidade que promovam interações, brincadeiras e a garantia de direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Vale lembrar que a primeira infância deve ser construída com atenção de pais, professores, instituições e também por parte do governo, fomentando sempre uma sociedade capaz de enxergar o protagonismo das crianças em qualquer espaço educacional, até porque a infância é a melhor parte da nossa vida!
Elaine Cristina Bio Mathias
Coordenadora Pedagógica do Complexo Lar das Flores/SP
(Artigo publicado na edição setembro/outubro da Revista Rumo)
コメント